Realiza-se a partir de hoje até ao dia 07, a maior de tecnologia de informação e comunicação de Moçambique Moztech, em Katembe, na Arena 3D, nas novas instalações do Grupo Soico, entidade organizadora do evento.
No que serão os três dias, são esperados mais de 2 mil expositores e 50 empresas que irão debater debater a cibersegurança no território nacional através de especialistas nacionais e internacionais.
Patrício Manjate, director-executivo da feira, afirma ser este o momento de dar uma pausa e questionar se Moçambique está na com a componente da segurança cibernética.
“O tema desta edição é a cibersegurança, que é um tema bastante relevante, bastante actual, pelos desafios que o nosso país enfrenta nessa área da cibersegurança, porque é um tema que mexe com o dia-a-dia de quem está conectado às tecnologias de informação e comunicação. As pessoas, na nossa sociedade em particular, estão cada vez mais conectadas, e não só, as empresas também”,
explicou o director-executivo da Moztech para o jornal O País.
Esta será a primeira vez que a feira irá acontecer durante tês dias, e o motivo é unico: justamente porque queremos permitir que mais pessoas possam dirigir-se ao local do evento para beber deste conhecimento, destas experiências nacionais e internacionais que vão ser partilhadas aqui pelo sector das tecnologias.
Outro motivo é permitir que as empresas possam alargar o período de networking e, acima de tudo, fazer negócios, uma vez que este é um dos principais objectivos da realização da expo digital de Moçambique, de acordo com Patrício Manjate.
Está prevista a abertura do evento a ser feita pelo primeiro-ministro Adriano Maleiane; Mateus Magala, Ministro dos Transportes e Comunicações; e Daniel David David, Presidente do Conselho de Administração da Soico.
No primeiro dia, através dos oradores, estará em debate a Transformação Digital e o Desafio da Cibersegurança; Lançamento da BCX ALP Cloud; Tecnologias e Serviços Data Center de Classe Mundial; Futuro das Finanças; Cloud e a soberania de dados.
No segundo dia, o encontro será com soluções disruptivas com a exploração do que de novo no mundo das tecnologias no país.
A MozTech foi criada em 2014, com o objectivo de contribuir para a transformação digital do país, colocando a tecnologia ao serviço do desenvolvimento sustentável.
O espaço busca fomentar a cultura tecnológica como pilar para o crescimento e desenvolvimento económico, criação de um espaço de debate, interação e troca de experiências entre os diferentes sectores da sociedade, Proporcionar às instituições públicas e privadas um espaço para networking e oportunidade de negócio e potenciar o empreendedorismo tecnológico.
0 Comentários