José Ferrete no Mundial de Basquetebol como delegado técnico

 

José Ferrete no Mundial de Basquetebol  como delegado técnico




Figura incontornável do basquetebol moçambicano, José Ferrete vai representar Moçambique no Campeonato do Mundo de basquetebol feminino de sub-17, prova a realizar-se de 2 a 10 de Julho, em Málaga, na Espanha.

Indigitado pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) como delegado técnico da competição, Ferete vai supervisionar, mais uma vez, uma competição da bola ao cesto de grande dimensão mundial.

Presença marcante em várias provas internacionais, motivo de orgulho para o país desportivo, José Ferrete faz parte de um grupo restrito de delegados que vão marcar presença na sétima edição do Mundial, evento bienal de basquetebol  juvenil feminino disputado pelas selecções nacionais sub-17 das associações membros da FIBA.

Apaixonado pelo basquetebol,  Ferrete dirigiu, recentemente, a “bolha” criada para evitar casos da COVID-19 entre todos os elementos que deram corpo à fase de qualificação para o Campeonato Africano de 2021, em Kigali, Ruanda.

Com uma folha de serviço de se tirar o chapéu, o moçambicano foi, no ano passado, indigitado como comissário do jogo da final do Campeonato Africano de Basquetebol (“Afrobasket” 2021) entre a Costa do Marfim e Tunísia.

O antigo árbitro e comissário da FIBA-África foi delegado técnico, em Novembro de 2020,

na primeira janela de qualificação ao Campeonato Africano de Basquetebol 2021.

Internamente, é uma das vozes activas e críticas do “status quo” do basquetebol moçambicano, particularmente da qualidade da arbitragem.

Bate-se, a cada dia, para que se eleve e melhore a arbitragem de basquetebol em Moçambique, não se cansando de ensinar os mais novos.

Inicialmente agendada para  La Nucia e Alicante,  a prova que vai fazer desfilar a elite do basquetebol na categoria sub-17 foi transferida para Málaga.

O evento, que tem como campeão em título os EUA, foi realizado pela primeira vez em Julho de 2010. Dominadoras, as americanas conquistaram a competição cinco vezes com vitórias em todos os duelos.



Postar um comentário

0 Comentários