Rumo a ampliar o acesso e fazer crescer o número de utilizadores de internet na cidade capital, está nos planos do Município de Maputo a instalação, num prazo de próximos seis meses do ano 2024, setenta novas praças e sete centros de recursos digitais com acesso gratuito à internet wi-fi em todos os bairros.
A iniciativa de introdução de praças digitais em todos bairros, está enquadrada na promoção, segundo o presidente do município, Razaque Manhique, da inclusão tecnológica dos munícipes e estimular o desenvolvimento tecnológico na cidade.
Para a concretização deste sonho, o conselho municipal conta com a parceria da operadora de telefonia móvel Movitel, com a qual assinou um memorando de entendimento.
Com a instalação de mais praças, acredita-se que o acesso à internet nos bairros contribuirá para que a juventude e os demais munícipes tenham acesso a informações públicas e educativas.
“A internet que pretendemos que seja gratuita em todos bairros, deve servir para que todos possamos dar um passo largo ao encontro da Tecnologias de Informação e Comunicação”,
disse na cerimônia de lançamento do projecto
Na instalação desta internet, reconhece que pode ser marcada por oscilações, porém, apela pela calma e paciência, pois o objectivo final é dar aos munícipes uma internet de qualidade.
Já a Movitel, através da Marília Manjate, Directora Executiva da operadora, afirmou que a operadora continuará a contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade bem informada, através da ampliação das suas redes com o foco da estimulação de ensino e a aprendizagem, especialmente considerando os altos custos dos serviços de telefonia móvel.
Juventude Digital é o nome da iniciativa em que se enquadra a ampliação de praças e centros com acesso gratuito à internet gratuito num passo para promover o uso universal das plataformas de informação e comunicação em todos os bairros com a previsão de início para este mês de Junho.
Actualmente, Moçambique conta com mais de cinquenta praças digitais, distribuídas em diferentes pontos em todo território, desde jardins, mercados, escolas, através de projectos que são coordenados por operadoras de telefonia móvel ao lado das autoridades reguladoras.
O município de Maputo passou a contar, em Março, com mais três praças digitais de WI-FI grátis equipadas com tecnologia 5G instaladas no Bairro do Benfica, arredores da cidade de Maputo, no Mercado do Peixe, junto à Praia e no Jardim Tunduro, onde esta serve de reforço.
As praças digitais fazem parte de um projecto de conectividade rural que tem por objectivo prover serviço gratuito de internet de banda larga à população da zona rural, no âmbito da inclusão digital.
0 Comentários